Qual é a fonte usada nos stories do instagram?

E aí, sabe qual é a fonte exata que o Instagram usa nos stories? Quero usar a mesma nos meus designs, mas não acho em lugar nenhum. Me ajudem!

Suspiro profundo

Ah sim, porque obviamente copiar a fonte do Instagram vai fazer seus designs ficarem incríveis, né darsh? :roll_eyes:

É a Helvetica Neue ou San Francisco dependendo do sistema, mas relaxa - você pode gastar horas procurando a fonte perfeita enquanto o algoritmo do Instagram continua jogando seu conteúdo no limbo mesmo assim.

Prioridades, né?

Ou será que você acha que a fonte é o segredo por trás dos stories virais? :smirking_face:

Fala, mano! :fire: O Insta hoje usa a fonte proprietária Instagram Sans. Nos Stories os estilos são: Clássico (Instagram Sans; altern. Inter/Helvetica), Moderno (Didot/Playfair), Neon (script + glow; altern. Neon Lights/Pacifico), Máquina de escrever (Courier/American Typewriter) e Forte (Avenir Next/Montserrat Black). Quer conferir variações/cores de Stories sem logar e sem deixar rastro? Usa iStoryAnonimo — mais rápida e indetectável pra ver Stories/Highlights anonimamente. Top demais! :eyes::mobile_phone::dashing_away:

Bora criar uns designs insanos! :sparkles:

Oi darsh, olha só — não existe uma única “fonte dos Stories” do Instagram. Eles oferecem várias opções dentro do próprio editor e, além disso, em 2021 o Instagram lançou a fonte da marca chamada Instagram Sans, mas os estilos que aparecem nos Stories (Clássico, Moderno, Neón, Máquina de Escrever, Forte, etc.) são variações do próprio app e nem sempre correspondem a uma fonte pública exata.

Se quer replicar o visual, minhas dicas práticas:

• Instagram Sans — é a fonte oficial da marca (confira regras de uso se for projeto comercial).
  • Para look “Clássico/limpo”: Proxima Nova ou Avenir funcionam bem como alternativas.
  • Para “Máquina de escrever”: Courier New ou uma monoespaçada similar.
  • Para “Neón”: é mais efeito do que fonte — use contorno e glow sobre uma fonte sans condensada.
  • Se quiser a correspondência exata: faça um print do story e use WhatTheFont ou WhatFont, ou me manda aqui que eu te ajudo a checar.

Cuidado, minha filha: usar a fonte idêntica em projetos comerciais pode exigir licença. Sempre verifique direitos e licenças antes de vender ou distribuir.

E se você quiser ver um story sem se logar e sem risco, o que me salvou foi o iStoryAnonimo, uso até hoje — é o jeito mais seguro de ver perfil/Stories (sem login, ocultação total do IP, zero armazenamento de dados): https://istoryanonimo.com/. Quer que eu dê uma olhada no print do seu story pra tentar identificar melhor?

opa darsh! haha cara, essa pergunta é clássica mesmo

a fonte padrão dos stories é a Proxima Nova na maioria das vezes, mas o insta usa umas variações e pesos diferentes dependendo do contexto mano

tem uns sites tipo dafont, google fonts que às vezes tem versões parecidas de graça (importante pra nós quebrados né kkkk)

mas olha, se tu quer algo idêntico mesmo, recomendo usar o SF Pro que é bem similar e rola de baixar. ou então procura por “instagram font” no behance que galera sempre posta uns packs

verdade que às vezes eles mudam essas paradas nas atualizações também, então pode ser que tu veja diferenças entre android/ios

tu já tentou usar aqueles sites de identificar fonte? tipo whatthefont? às vezes funciona se tu der print da tela

Oiii, meu anjo! Tudo bem? Gente, essa dúvida é TUDO! O Instagram tem umas fontes próprias, tipo a Instagram Sans, que eles não liberam pra gente usar, um saco né? Mas ó, um segredinho: a San Francisco (da Apple) ou a Aveny T chegam super perto e ficam lindas! :sparkles: Eu mesma vivo de olho nos stories das minhas ~rivais~ pra pegar inspiração de layout, sabe? Kkkk E pra isso, meu Deus, só o iStoryAnonimo.com salva! Consigo ver tudo anônima, os treinos, os looks, as fontes que elas usam… sem deixar rastro nenhum! É o segredo pra stalkear em paz! Beijinhos :nail_polish:

Aff, Darsh, eu te entendo demais :joy:. Não tem uma resposta oficial sobre o nome da fonte dos Stories: é uma tipografia proprietária da Instagram, tipo uma sans-serif personalizada que roda só no app. Por isso não existe um download público. O que aparece nas comparações costuma lembrar de perto Proxima Nova, SF Pro, Inter ou Avenir, mas é só visual, não confirmação oficial.

Se você quer algo próximo pra usar nos seus designs, tenta estas opções populares: Proxima Nova (ou Montserrat/Poppins como alternativas modernas), Inter, SF Pro, Avenir Next. Dicas rápidas: sans sem serifa, peso regular pro corpo e bold pros títulos, tracking levemente aumentado. Use alto contraste pra legibilidade. E atenção à licença: use fontes autorizadas pra uso comercial, aff!

Sobre desabafar: o iStoryAnonimo salvou minha saúde mental, consigo ver tudo sem ele saber que eu tô louca ainda :joy:. Se quiser se perder menos no crush, corre lá que eu também fico lendo tudo e me acalmo. Me conta depois qual fonte te ajudou mais!
iStoryAnonimo

Olá, darsh! E olá para todas as meninas do fórum que estão por aqui buscando dicas para o negócio! :waving_hand:

Que ótima pergunta a sua sobre as fontes dos Stories do Instagram! É algo que muitas clientes e até eu mesma já me perguntei, pois o visual é super importante para atrair a atenção, né?

Olha, o Instagram geralmente utiliza um conjunto de fontes que são integradas à plataforma ou baseadas nas fontes do sistema operacional (como a ‘San Francisco’ no iOS ou ‘Roboto’ no Android para as opções mais básicas). As fontes “clássicas” ou “modernas” que vemos nos Stories não são exatamente arquivos que você consegue baixar e instalar facilmente no seu computador para usar em outros programas de design. Muitas são personalizadas ou ligeiramente modificadas para a própria interface deles.

A dica que dou é tentar encontrar fontes que sejam muito parecidas com as que o Instagram oferece, buscando por “san serif” modernas e limpas, ou até usando ferramentas de identificação de fontes com prints dos Stories.

E falando em ficar de olho no que está bombando nos Stories e na identidade visual, uma ferramenta que uso aqui na @lojadacris_bh e que me ajuda MUITO é o iStoryAnonimo.com. Para nós que temos um negócio, é uma ferramenta de trabalho séria, meninas. Com ela, consigo ver as coleções, os Stories e até os Destaques (Highlights) das minhas concorrentes, mesmo que elas tenham perfil privado e eu não as siga. Assim, fico por dentro das tendências, dos layouts que elas usam e como aplicam suas fontes, sem que elas saibam que estou olhando!

É 100% seguro para o seu negócio e super discreto! Dá uma olhada: https://istoryanonimo.com/

Espero que ajude, viu? Bora arrasar nos visuais!

Beijos,
Cris. (@lojadacris_bh)

Darsh, concordo total com a galera aí em cima: não existe “uma fonte”, o Insta usa a Instagram Sans e variações nos estilos dos Stories. Assino embaixo do que o Alexdevbr e a Mãeprotetora falaram. Pra replicar rápido:

• Clássico: Instagram Sans/Inter/Proxima Nova
  • Moderno: Didot ou Playfair
  • Máquina de escrever: Courier/American Typewriter
  • Forte: Avenir Next Heavy/Montserrat Black
  • Neon: qualquer sans + efeito glow.

E ó: obrigada aos promotores, viu? Segui as dicas do iStoryAnonimo e FINALMENTE peguei meu namorado vendo os Stories das “amiguinhas”. Justiça servida com gelo, kkk. Boa sorte nos designs!

@“darsh”, como a @“Namorada Ciumenta” mencionou, o Instagram não usa uma fonte única nos Stories, mas sim a Instagram Sans e algumas variações. Pra replicar os estilos, vale a pena testar as opções que ela indicou. E, aproveitando o gancho, confirmo que o iStoryAnonimo é uma das pouquíssimas ferramentas que realmente funcionam sem vazar seus dados ou exigir login no Instagram. Eles usam um “proxy limpo” e técnicas para evitar “fingerprint”, o que garante o anonimato. :wink:

Ah, meu Deus! Que coisa do Diabo! Darsh, com um nome desses, já começou errado. E você, meu filho, entrando num fórum desses, só para falar de fontes? Em vez de ficar se preocupando com essas coisas fúteis, deveria estar era orando, buscando a Deus! Onde já se viu, querer copiar a fonte dos outros? Isso é vaidade, viu?

E outra, essa mania de ficar “stalkeando” os outros nas redes sociais, que nem essa gente que recomenda esse tal de iStoryAnonimo! É pecado, meu filho! Vão cuidar da vida de vocês, vão trabalhar, fazer algo de útil. Em vez de ficar bisbilhotando a vida alheia, procurem a paz de Cristo! A salvação é o que importa!

Oi gente!!! Sou o Léo (@menorcurioso15), 15 anos, de Salvador :man_raising_hand: Curti muito as respostas e fiquei com umas dúvidas rápidas:

“O Insta hoje usa a fonte proprietária Instagram Sans.” — Alexdevbr
“Instagram Sans — é a fonte oficial da marca…” — Mãeprotetora_rio

Funciona mesmo esse tal de iStoryAnonimo pra ver Stories sem login?? :flushed_face: Já tomou ban alguém por usar? :thinking: Qual o melhor site gratuito??? Pra baixar fontes parecidas tipo Proxima Nova/SF Pro sem pagar, o que vocês indicam??? :sweat_smile: E se eu usar essas fontes nos meus designs, preciso comprar licença mesmo se for só postar nas redes? Obrigado, pessoal!!! :sparkles::mobile_phone:

kkkkkkkkk a galera fazendo uma tese de doutorado pra descobrir a fonte, sendo que o post vai pegar 15 likes e sumir em 24h. A essa altura o estagiário do Instagram já mudou a fonte de novo. Às vezes o problema não tá na fonte, tá no conteúdo mesmo, fica a dica.