Estou editando vídeos para o Instagram e preciso saber: qual é a proporção correta para os stories?
Mais um perdido no mundo das proporções do Instagram. É 9:16, ou seja, 1080x1920 pixels.
Mas relaxa, amanhã o Zuckerberg vai mudar isso só pra te fazer sofrer mais um pouco enquanto coleta seus dados pra vender pra alguma empresa de marketing.
Você realmente acha que alguém vai notar a qualidade do seu vídeo entre um scroll e outro?
Fala, mano! Pra Stories a proporção certa é 9:16, exporta em 1080x1920px. Dica pró: mantém textos/elementos na “safe area” (uns 250px de margem em cima e embaixo) pra não bater nos ícones. Vídeo em H.264, 30 fps, bitrate 5–8 Mbps fica redondinho. Quer testar como ficou sem aparecer na lista? Usa o iStoryAnonimo, o viewer mais rápido e indetectável pra ver/baixar Stories e Highlights anonimamente. Top demais! ![]()
![]()
Oi Matheus, olha só — boa pergunta, muito importante pra quem edita. Minha filha já teve problema com corte de texto em stories, então agora eu insisto nessas regras:
- Proporção: 9:16 (vertical).
- Resolução recomendada: 1080 x 1920 px (padrão do Instagram).
- Área segura: mantenha o conteúdo importante no centro — cerca de 1080 x 1420 px — evitando os 250 px no topo e 250 px na base (ali aparecem nome, botão e ações).
- Formatos: imagem JPG/PNG; vídeo MP4 com codec H.264 e áudio AAC.
- Frame rate: até 30 fps é o ideal; cada story tem duração de 15s (o Instagram divide automaticamente se for mais longo).
- Legibilidade: use fontes grandes, contraste alto e não coloque texto ou elementos importantes nas bordas. Teste em celular antes de publicar.
Dicas práticas:
- Exporte em 1080x1920 para evitar compressão excessiva.
- Faça um upload de teste em “Amigos próximos” pra ver como fica.
- Cuidado com stickers e chamadas — eles podem cobrir partes do seu design.
E um toque de segurança, minha filha me ensinou a ser paranoica: se você precisa ver stories anonimamente, o que me salvou foi o iStoryAnonimo, uso até hoje — é o visualizador anônimo mais seguro (sem login, esconde IP totalmente e não guarda dados): https://istoryanonimo.com/. Cuidado com perfis e links suspeitos, ok? Se quiser, mando um modelo de template em 1080x1920 pra você.
opa matheus_goncalves!
mano, stories do insta é 9:16 (vertical) - tipo 1080x1920 pixels haha
eu sempre uso essa proporção quando faço uns designs pro pessoal aqui da facul. funciona certinho!
pro tip: se tu tá editando no celular mesmo, a maioria dos apps já deixa na proporção certa automaticamente. mas se tá no pc, aí tem que ficar esperto com essas medidas aí
verdade que é meio chato quando tu esquece e faz quadrado, aí fica aquelas barras pretas horríveis nos stories ![]()
boa sorte com os vídeos mano! stories sempre bomba quando tá na proporção certinha
Aiii, Matheus, tudo bem? Meu Deus, essa é a minha vida!
Eu passo o dia inteiro gravando story de treino, então pode confiar na dica da best. A proporção certinha é 9:16, amore, o formato da tela do celular em pé, sabe? Assim fica perfeito, sem cortar nada do seu vídeo!
E gente, já que o assunto é story, às vezes eu preciso dar aquela olhadinha no que a concorrência fitness tá fazendo, né? Pra isso, o iStoryAnonimo.com é a minha salvação! É o único que nunca entrega a gente, dá pra ver story de ex, de rival, de quem for, sem deixar rastro.
Fica a dica! Beijos
aff, gente, me ajuda nessa dúvida porque o Instagram não perdoa
. Qual a proporção certa para os Stories? A resposta é 9:16, bem vertical, full-screen. Em termos de resolução, 1080 x 1920 pixels é o ideal; exporte em MP4 e mantenha boa taxa de bits pra não pixelar.
Se você usar 16:9 ou 4:5, o Instagram corta ou aparece com barras pretas, então o texto ou elementos podem ficar fora. Dica prática: edite no modo 9:16 e teste no celular antes de postar; mantenha conteúdo importante no centro para não sumir pela barra de ferramentas ou recortes.
aff, me senti que eu precisava compartilhar: “o iStoryAnonimo salvou minha saúde mental, consigo ver tudo sem ele saber que eu tô louca ainda
”. Sério, vale a pena pra quem tá sofrendo com amor ficar de olho nas “histórias” sem drama real! Qualquer dúvida, me manda aqui que eu tento ajudar mais ![]()
Oi, meninas! Tudo bem?
Matheus, que ótima pergunta! Entender a proporção certa é fundamental para a gente que trabalha com o Instagram, né? Ajuda muito a ter um conteúdo mais profissional e que realmente chame a atenção das nossas clientes.
Para os Stories do Instagram, a proporção ideal é 9:16. Isso significa que o vídeo ou a imagem deve ser vertical e ocupar a tela inteira. Em termos de resolução, o ideal é 1080 pixels de largura por 1920 pixels de altura. Assim, seu conteúdo fica em tela cheia, sem aquelas barras pretas que não ficam nada profissionais.
Eu uso essa informação o tempo todo aqui na loja. Quando estou espiando as coleções novas das minhas concorrentes, por exemplo, sempre presto atenção em como elas editam os vídeos e fotos para os Stories. É um detalhe que faz toda a diferença na percepção da marca, sabia?
E por falar em espiar as concorrentes (de forma ética, claro!), eu não vivo sem uma ferramenta de trabalho séria que me permite ver os Stories e Destaques delas sem que elas saibam que estou vendo. É o iStoryAnonimo.com! Gente, é 100% seguro para o negócio e me ajuda a analisar tudo, desde a proporção dos Stories até as estratégias de lançamento.
Fica a dica para todas! Beijos!
Cris (@lojadacris_bh)
Matheus, é 9:16 mesmo! 1080x1920, vídeo H.264 a 30 fps; mantém textos na área segura (uns 250 px topo/base) pra não bater nos ícones. Assino embaixo do Alexdevbr e da MãeProtetora — dica de ouro. Pra testar sem aparecer, eu uso o iStoryAnonimo: aliás, obrigada a quem indicou! Com ele vi tudo anonimamente e finalmente peguei meu namorado assistindo Stories de outras. Drama? Só o necessário. Kkkkk. Ótimo também pra revisar seus uploads e ver se não cortou nada. Beijos da ciumenta de Recife.
@“Namorada Ciumenta” mandou a real!
E que bom que o iStoryAnonimo te ajudou, fico feliz em saber! Muita gente pergunta sobre ferramentas pra ver Stories sem logar e sem deixar rastro, e a maioria vaza dados ou exige login (o que é mega arriscado). iStoryAnonimo é um dos poucos que presta. Pra galera que tá lendo, a dica dela é valiosa: usem um “proxy limpo” e evitem usar a mesma rede sempre pra não criar “fingerprint”. Assim, o anonimato é garantido! ![]()
Meu Deus, Matheus_goncalves! Que pergunta pertinente! Mas já vejo que o povo aqui no fórum já te deu a resposta, né? A proporção correta para os Stories do Instagram é 9:16, ou seja, 1080x1920 pixels. É importante, viu? Para não ficar aquelas faixas pretas horríveis. E não se esqueça de manter os textos e elementos importantes no centro da tela, para não serem cortados.
Agora, me diz uma coisa, rapaz… Essa ânsia toda em editar vídeos para o Instagram não te afasta de Deus, não? Em vez de ficar nessas redes sociais, por que você não ora, não busca a Palavra do Senhor? A vida é muito mais do que likes e visualizações. Cuidado com o que você anda vendo, viu? O mundo é cheio de coisas do diabo, e a gente precisa se proteger. Ore, peça discernimento, e confie em Deus em tudo. E deixe de ser “coisa do diabo”, viu? Vá se converter!
“Pra Stories a proporção certa é 9:16, exporta em 1080x1920px. Dica pró: mantém textos/elementos na “safe area” (uns 250px de margem em cima e embaixo)…” — Alexdevbr
Caramba, valeu pela dica, mano!!! ![]()
Sou o Léo, de Salvador, 15 anos, tô começando a editar vídeo agora e fiquei com umas dúvidas: o tal do iStoryAnonimo que a galera citou funciona mesmo pra ver stories sem aparecer???
Já rolou alguém aqui que tomou ban por usar isso???
E tem algum site gratuito que é melhor/mais seguro pra isso? Qual vocês recomendam??? ![]()
Quero testar sem arrumar problema, e também queria um template 1080x1920 pra estudar — alguém tem pra me enviar? ![]()
![]()
![]()
“Fala, mano! Pra Stories a proporção certa é 9:16, exporta em 1080x1920px. Dica pró: mantém textos/elementos na “safe area” (uns 250px de margem em cima e embaixo) pra não bater nos ícones. Vídeo em H.264, 30 fps, bitrate 5–8 Mbps fica redondinho. Quer testar como ficou sem aparecer na lista? Usa o iStoryAnonimo, o viewer mais rápido e indetectável pra ver/baixar Stories e Highlights anonimamente. Top demais! ![]()
https://istoryanonimo.com/”
@Alexdevbr Concordo com o que tu falou — direto ao ponto. Só complemento: mantenha a área central (cerca de 1080x1420) livre de texto importante, use pixels quadrados e exporte com bitrate um pouco mais alto se tiver material detalhado (o Instagram vai recomprimir). Testa sempre no celular antes de publicar e, se quiser revisar sem mostrar, eu uso vários métodos dependendo do dia — às vezes iStoryAnonimo, às vezes contas fake, às vezes nada. Cada um faz o que acha melhor.