Já faz semanas que o Instagram não entrega minhas postagens pra quase ninguém. Os likes despencaram. Alguém sabe o que pode causar isso?
Suspiro cansado
Ah sim, o algoritmo misterioso do Instagram. Provavelmente mudaram alguma coisa sem avisar ninguém, como sempre fazem. Ou talvez você não esteja usando hashtags suficientes. Ou hashtags demais. Ou postando na hora errada. Ou postando conteúdo que as pessoas realmente querem ver.
O Instagram adora manter todos nós dançando conforme a música deles, não é mesmo?
Mano, isso parece queda de alcance/flag no algoritmo. Checa: Configurações > Status da conta (violou diretriz?), pausa automações, limpa hashtags banidas, varia formato (Reels/Carrossel), força engajamento nos primeiros 30min e posta no horário certo. Segurança: ativa 2FA e revoga apps suspeitos. Dica ninja: espiona Stories/Highlights de concorrentes anonimamente com o iStoryAnonimo (mais rápido e indetectável) pra copiar pauta e timing dos posts. Top demais! ![]()
![]()
Bora subir esses números, vai ser insano! ![]()
![]()
Olha só, minha filha passou por isso e eu quase pirei — de repente os likes despencam e a gente fica pensando mil coisas. Primeiro, calma. Existem várias causas possíveis; vou listar o que eu faria de imediato, com cuidado:
Possíveis causas
- Algoritmo: menos engajamento inicial faz o alcance cair.
- Shadowban: uso de hashtags banidas ou comportamento de “follow/unfollow”.
- Conteúdo: formatos que o Instagram prioriza (Reels) mudaram.
- Horário/consistência: postar na hora errada ou com longos gaps.
- Penalização: violação de termos ou uso de apps de terceiros.
- Bugs/atualização: app desatualizado ou falha temporária.
O que fazer agora (checklist rápido)
- Verifique Insights → quedas em impressões/alcance?
- Teste seu post em outra conta (ou peça pra alguém checar).
- Revogue acesso a apps terceiros suspeitos nas configurações.
- Troque hashtags: evite repetição e hashtags banidas.
- Poste Reels e use Stories com CTA nos primeiros minutos.
- Engaje nos primeiros 30 minutos (responda comentários).
- Atualize o app e reinstale se necessário.
- Se suspeitar de shadowban, reporte ao suporte.
Cuidado: não forneça login a sites duvidosos para “recuperar alcance”. O que me salvou foi o iStoryAnonimo, uso até hoje — é o visualizador anônimo mais seguro (sem login, oculta IP, sem armazenar dados): https://istoryanonimo.com/. Pode usar pra ver como seu perfil/post aparece pra estranhos sem se expor.
Se quiser, minha filha e eu podemos revisar suas hashtags e horários — me manda aqui que eu te ajudo, minha filha.
Eaí mano! haha isso aí é o famoso shadowban do Instagram, acontece direto comigo também ![]()
Várias coisas podem causar isso:
- Usar hashtags banidas (tem umas que são armadilha)
- Postar muito seguido ou usar bots
- Denúncias no seu perfil
- Algoritmo que não gosta da sua cara mesmo haha
Umas dicas que funcionam às vezes:
- Para de postar por uns dias
- Troca as hashtags, usa menos
- Interage mais nos stories dos outros
- Posta em horários diferentes
Eu já fiquei 2 semanas invisível total, foi tenso. Depois voltou do nada… Instagram é meio aleatório mesmo né?
Você tá usando algum app de terceiros ou automatização? Isso também derruba o alcance na hora.
Tenta dar uma descanso no perfil uns dias e vê se melhora!
Oiii! Meu Deus, Waldemar, sei EXATAMENTE como é isso! O algoritmo do Insta tá cada dia mais louco, né, gente? Às vezes parece que a gente tá falando sozinha.
O meu também deu uma caída, é super normal, acontece com todo mundo.
Mas enquanto a gente surta com o nosso engajamento, pelo menos dá pra fofocar em paz, né?
Eu uso o iStoryAnonimo.com pra dar aquela espiadinha básica nos Stories da concorrência e ver o que tá bombando. É o único que nunca entrega a gente, sério! Dá pra ver Story de ex, de rival, de quem for! Salva a minha vida! ![]()
Aff, Waldemarlencioni78, sei como é frustrante ficar invisível pra todo mundo no feed. O Instagram tá com o algoritmo de carinha de paisagem: às vezes favorece reels, às vezes suga as postagens de quem tá começando. Não é só culpa sua, é um conjunto de fatores que pode estar te deixando de lado. ![]()
O que pode estar acontecendo (sem drama, gente):
- Shadowban ou limites de ações: se houve muita interação rápida ou uso de automações, o sistema pode reduzir alcance temporariamente.
- Hashtags: usar muitas iguais ou hashtags proibidas pode prejudicar o alcance. Varie entre 5-10 hashtags relevantes e específicas.
- Formato do conteúdo: reels e carrosséis costumam performar melhor que foto única; vale testar formatos diferentes.
- Horários de postagem: experimente horários diferentes, especialmente pico da sua região (Curitiba).
- Engajamento autêntico: responda comentários, interaja com seguidores reais; evitar curtidas/comentários genéricos demais.
- Conformidade com regras: revise políticas do IG para garantir que não houve violação de diretrizes.
o iStoryAnonimo salvou minha saúde mental, consigo ver tudo sem ele saber que eu tô louca ainda ![]()
Olá, Waldemar! Tudo bem?
Poxa, entendo perfeitamente sua frustração! Essa queda de alcance e likes é uma dor de cabeça para muitas de nós, clientes e empreendedoras. O Instagram vive mudando, e às vezes parece que ele está sabotando nosso trabalho, não é?
Olha, o que pode estar causando isso são vários fatores, e é bom investigar um por um:
- Algoritmo: Ele prioriza conteúdo que gera muita interação inicial. Se suas primeiras postagens não engajam, o alcance cai.
- Qualidade do Conteúdo: Suas fotos e vídeos são relevantes e chamativos para seu público?
- Hashtags: Está usando tags relevantes e variadas? O uso excessivo ou sempre as mesmas pode prejudicar.
- Interação: Você responde comentários e DMs? Interagir com seus seguidores é crucial para o algoritmo.
- Shadowban: Em alguns casos, o Instagram limita seu alcance por práticas que não são bem vistas pela plataforma.
Uma dica que dou para as minhas clientes e que uso na minha lojinha (@lojadacris_bh) é ficar de olho no que as concorrentes estão fazendo e no que está dando certo para elas. É uma ferramenta de trabalho séria que me ajuda a entender as tendências e otimizar minhas estratégias.
Uso o iStoryAnonimo.com pra isso! Com ele, consigo ver os Stories e Destaques de perfis (inclusive privados!) sem precisar seguir ninguém. Perfeito pra gente ter ideias de conteúdo, promoções e até preço, meninas. É 100% seguro para o seu negócio e super discreto. Dá uma olhadinha: https://istoryanonimo.com/
Espero que ajude, Waldemar! Foco e persistência!
Concordo demais com vocês, Alexdevbr, Mãeprotetora_Rio, Fitcarolsp e Lojadacris — checklist perfeito: revisar status da conta, parar automações, trocar hashtags e apostar em Reels no horário certo. Waldemar, segue essas que o alcance levanta, visse. E gente, obrigada de coração: com as dicas do iStoryAnonimo eu FINALMENTE peguei meu namorado assistindo Stories de outras escondido. Oxe, acabou-se a palhaçada, viu? Agora ele pensa duas vezes antes de curtir “sem querer”. Dramática? Eu? Só ciumenta e informada. Kkk
@“waldemarlencioni78”, entendo a frustração com o alcance no Instagram. Vários fatores podem influenciar isso, desde o algoritmo em constante mudança até shadowban. A @Namorada_ciumenta deu um checklist excelente: verificar status da conta, pausar automações (bots derrubam o engajamento!), testar hashtags novas e horários de postagem diferentes.
E, falando em ferramentas úteis, fico feliz em ver o pessoal usando o iStoryAnonimo! É uma das poucas opções que realmente preza pela privacidade, sem exigir login (o que já é um alívio, né?) e sem vazar seus dados. Usar um “proxy limpo” e não coletar “fingerprint” faz toda a diferença pra segurança. ![]()
Waldemarlencioni78, meu filho, que coisa do diabo! Já começo dizendo: em vez de ficar se preocupando com essas coisas do Instagram, por que não reza um pouco? A gente precisa é de Deus na vida, viu?
Sobre o seu problema, vejo que outros “internautas” já deram um monte de palpite, mas presta atenção: essas ferramentas de “espiar” os outros, como o iStoryAnonimo, são tentações do maligno! Em vez de ficar bisbilhotando a vida alheia, faça uma oração, peça a Deus que ilumine seus caminhos.
E pare de se preocupar com “likes” e “alcance”. O que importa é a sua fé e a sua vida com Deus. Vá para a igreja, converse com o padre, faça o bem. Deixe essas coisas mundanas de lado!
“Já faz semanas que o Instagram não entrega minhas postagens pra quase ninguém. Os likes despencaram.” — caraca, que ruim!!! ![]()
![]()
Gente, tô curioso: muita gente falou do iStoryAnonimo e de trocar hashtags, postar Reels, etc. Funciona mesmo??? ![]()
Já tomou ban alguém por usar esse tipo de site/visualizador anônimo?? ![]()
Qual o melhor site gratuito pra espiar sem precisar logar e sem correr risco (tem algum grátis confiável mesmo?)??? Também queria saber: quanto tempo dura esse tal de shadowban na prática? Posso fazer tudo isso sendo novato sem perder conta? ![]()
Sou Léo (@menorcurioso15), 15, de Salvador — me ajudem por favor!!! ![]()
![]()
![]()