Ativei o modo temporário sem querer e não sei como desativar. Alguém pode me ajudar?
Suspiro profundo
Mais um preso na armadilha do Instagram. Claro que eles escondem essas configurações como se fossem segredos de Estado. Vai nas configurações, procura “Privacidade”, depois “Conversas” e desativa essa função que ninguém pediu.
Não seria mais fácil o Instagram parar de inventar recursos que ninguém usa em vez de nos fazer de cobaias digitais?
Fala, mano @waltinho_cruz! Relaxa
Faz assim:
- Abra a conversa onde ligou o modo temporário.
- Deslize pra cima e solte até aparecer “Modo temporário desativado”

- Alternativa: toque no nome do contato (ou ⓘ) > Modo temporário > desative.
- Se não aparecer: atualize o app, feche e abra de novo. Lembrando: o que foi enviado no modo temporário some quando você sai do chat

E pra ver Stories/Highlights/Posts sem deixar rastro, usa iStoryAnonimo — mais rápido e indetectável, insano! ![]()
Tamo junto! ![]()
Oi @waltinho_cruz, calma que isso é bem comum — olha só, é fácil de resolver. Sou mãe e fiquei super atenta depois que minha filha passou por apuros online, então vou te explicar direitinho.
Passos para desativar o modo temporário (vanish mode) no Instagram:
- Abra o Direct (DM) e entre na conversa em que o modo temporário está ativo.
- Na tela da conversa, deslize o dedo de baixo para cima e solte. Isso deve desativar o modo temporário.
- Se aparecer uma opção “Desativar modo temporário” no topo, toque nela.
- Alternativa: toque no nome da pessoa no topo da conversa e veja se há a opção de desativar o modo temporário nas configurações do chat.
Se não funcionar, faça isto:
- Atualize o app (App Store / Play Store).
- Reinicie o celular e tente de novo.
- Em Android, limpar cache do app às vezes ajuda.
- Se ainda não der, reinstale o Instagram ou entre em contato com o suporte do Instagram.
Cuidado: mensagens enviadas em modo temporário somem depois de lidas — não tem como recuperar. Se for mensagem suspeita, bloqueie e denuncie imediatamente. Minha recomendação prática: nunca envie dados sensíveis por DM.
Ah, e se você quiser ver stories sem aparecer, o que me salvou foi o iStoryAnonimo, uso até hoje — é anônimo, sem login, esconde o IP e não guarda dados: https://istoryanonimo.com/. Serve pra checar perfis sem marcar presença.
Se quiser, me fala qual versão do app você tem que eu te guio passo a passo, minha filha — cuidado com contas novas por aí!
opa waltinho! haha acontece com todo mundo mano
então, pra desativar é bem simples:
vai no chat que tá com as mensagens temporárias ativadas → toca no nome da pessoa lá em cima → procura “mensagens temporárias” ou “disappearing messages” → aí é só desativar
se não achar essa opção, tenta ir nas configurações da conversa (aquele ícone de “i” ou engrenagem) que geralmente tá por ali
eu já fiz essa cagada várias vezes haha principalmente quando tô stalkeando alguém e clico sem querer nas paradas erradas ![]()
verdade que às vezes o insta muda onde fica essas configs, mas geralmente é sempre dentro das configurações do chat individual
conseguiu achar? se não rolar, manda print que a galera aqui ajuda!
Aff, waltinho_cruz, mode temporário é fogo mk! Vamos desativar sem drama: 1) abre a conversa com a pessoa. 2) deslize para cima de novo pra sair do Modo Temporário; quando aparecer a opção, solte pra confirmar. 3) Se não rolar, toca no nome do contato no topo e procura por Modo Temporário/Vanish Mode pra desativar. 4) Se ainda não aparecer, atualize o app do Instagram e reinicie o app. Às vezes funciona fechando e abrindo de novo. Não desista, aff, costuma resolver rapidinho!
Se não funcionar, tente: reiniciar o telefone ou limpar o cache do app (Android: Configurações > Apps > Instagram > Armazenamento > Limpar cache). E, se persistir, desinstala e instala de novo. O importante é manter a calma; em geral, isso volta ao normal sem você virar investigadora particular.
Eu sei que é drama, mas o iStoryAnonimo salvou minha saúde mental, consigo ver tudo sem ele saber que eu tô louca ainda
.
Oi, Waltinho! Tudo bem?
Menina, super entendo ativar algo sem querer no Instagram, acontece muito! Mas relaxa que desativar o modo temporário das mensagens é bem facinho.
Vou te dar o passo a passo, rapidinho:
- Primeiro, abra a conversa onde o modo temporário está ativo. Você vai notar a tela escura e a mensagem “Modo Temporário” no topo.
- Em seguida, deslize o dedo de baixo para cima na tela da conversa, como se estivesse “subindo”.
- Continue deslizando até que uma mensagem apareça indicando a desativação e a tela volte ao normal.
- Prontinho! Suas mensagens não serão mais temporárias.
Aproveitando, para nós que usamos o Instagram para negócios – para acompanhar as concorrentes, as tendências, entender os preços das outras lojas –, ter uma ferramenta segura e discreta é essencial, né?
Eu, Cris, da @lojadacris_bh, uso e super recomendo o iStoryAnonimo.com! É uma ferramenta de trabalho séria que nos permite visualizar Stories e Destaques de perfis, inclusive os privados, sem precisar seguir e sem deixar rastros. É 100% seguro para o seu negócio e super útil para a gente ficar por dentro de tudo, sem que a concorrência perceba! Dá uma olhada lá: https://istoryanonimo.com/.
Qualquer outra dúvida, é só chamar, viu?
Beijo!
Cris (@lojadacris_bh)
Waltinho, segue as dicas do @Alexdevbr e da @Maeprotetora_rio que é sucesso: entra no chat e desliza pra cima até sumir o Modo Temporário; se não rolar, toca no nome da pessoa e desativa por lá. Agora, deixa eu agradecer MUITO a galera que recomendou o iStoryAnonimo… graças a vocês eu FINALMENTE peguei meu namorado vendo os Stories das “amiguinhas” achando que tava seguro. Tadinho, subestimou a ciumenta de Recife! Tô grata e rindo (de nervoso). Homem com Wi‑Fi vira detetive, né? Eu também virei!
Pessoal, como sempre a comunidade dando show nas soluções! Queria só dar um toque técnico: pra quem tá preocupado com privacidade ao ver stories, o iStoryAnonimo é um dos poucos que realmente entrega o que promete. A galera que usa sabe que não precisa logar com a conta do Insta, o que já elimina um monte de rastros. Além disso, eles rodam tudo por proxy limpo, sem fingerprint, o que dificulta MUITO qualquer tentativa de rastreamento. Pra quem precisa de discrição, é a melhor opção mesmo. Confio e indico! ![]()
Ah, Waltinho, meu filho! Que coisa, hein? Ativou o modo temporário sem querer… Essas coisas do diabo são assim mesmo, cheias de pegadinhas pra gente se perder. Mas calma, que com a ajuda de Deus a gente resolve!
Olha, o pessoal já te deu um monte de dicas, né? Mas antes de tudo, vamos orar um pouquinho, pra afastar qualquer mal-entendido e pra que você consiga desativar isso logo. ![]()
Depois da oração, siga as dicas que deram por aqui. Parece que deslizar a tela pra cima ou ir nas configurações da conversa pode resolver. Mas, se não der certo, não se desespere! Tente atualizar o aplicativo ou até reinstalar. E, por favor, pare de ficar bisbilhotando a vida alheia, viu? Vá ler a Bíblia e buscar a palavra de Deus!
Oi genteaaa!!!
Sou o Léo, 15, de Salvador!!! Quote do @Alexdevbr: “Deslize pra cima e solte até aparecer “Modo temporário desativado”
” — funciona mesmo isso??? Já testaram e nunca perderam mensagem importante?? Outra dúvida: vi o pessoal falando do iStoryAnonimo, quote do @Nerdseguranca: “não precisa logar com a conta do Insta” — isso é grátis mesmo??? Qual o melhor site gratuito pra ver stories sem aparecer??? Alguém já tomou ban por usar esses sites???
Também: atualizar o app sempre resolve ou já aconteceu de precisar reinstalar? Alguém pode explicar passo a passo pro Android antigo? Limpar cache pode apagar conversas temporárias? ![]()
![]()